Perguntas? +55 41 3029-5976 41 99831-9294

EK BALAM

UMA INCRÍVEL ZONA ARQUEOLÓGICA.

Neste maravilhoso assentamento ancestral dos mayas, você pode ver uma das obras de estuque mais incríveis de toda a região maya.

Na acrópole da grande pirâmide, observamos enigmáticas figuras antropológicas, zoomórficas, geométricas de grande beleza no seu releve, foram desenhadas no mais alto grau de aquela época.

Quando entramos nesse lugar mágico, a primeira sensação que temos é de ainda perceber a energia extraordinária deste lugar. Da a sensação como os escultores dessas esculturas incríveis ainda estão com o cinzel e o martelo realizando essas façanhas artísticas ao estilo de um Miguel Ângelo.

EK Balam é realmente fora do comum, porque a magia da selva de Yucatán lhe confere um ar exótico que envolve a natureza, o céu, a arte, as pirâmides e a magia.

EK Balam (Estrela Jaguar) é uma cidade maya que teve seu máximo desenvolvimento durante o clássico tardio (600-850 / 900 DC) e que possivelmente foi a sede do reino de “Tlalol”.

O primeiro rei conhecido de Ek´Balam é Ukit Kan Le´t Tok (o pai das quatro frentes de “pedernal” – pedra maya – ), quem foi o construtor da maior parte do suntuoso palácio que agora conhecemos como Acrópole, além de muitas outras obras.

Da mesma forma, foi promotora de avanços técnicos e culturais, bem como de riqueza arquitetônica e decorativa, o melhor exemplo é a Estrutura 35 Sub, localizada dentro da Acrópole e conhecida como Sak Xok Nahh (casa branca da leitura), que serviu como tumba para Ukit Kan Le´t Tok, quem foi sepultado com uma rica oferenda composta de mais de 7.000 peças, como vasos de cerâmica, objetos de concha, caracol e tumbaga.

ACESSO À ZONA ARQUEOLÓGICA

Está localizada a 190 quilômetros a leste da cidade de Mérida, Yucatán, pela rodovia nº 295, que vai até Tizimín. Cerca de sete quilômetros depois da cidade de Temozón, há um desvio que leva a Santa Rita; Nesta cidade, você pega o acesso norte e cerca de 2 km de outro desvio que leva diretamente a Ek Balam.

EK BALAM. A extraordinária zona arqueológica

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo WhatsApp. +55 (41) 99831-9294