Perguntas? +55 41 3029-5976 41 99831-9294

Chilam Balam de Chumayel

O Livro maya dos fatos e as profecias

Ao longo dos anos, foram conhecidos textos de grande importância sobre a história dos mayas, pois eles, com seu grande conhecimento, procuraram coletar todas as informações a respeito de sua vida, costumes e crenças ancestrais, sendo na mitologia maia, o Chilam Balam um dos mais famosos livros.

Chilam Balam é bastante conhecido na mitologia maya por ser o nome dado a vários livros que relatam a história da Civilização maya, escritos após a conquista espanhola.

Cada um desses livros leva o nome da cidade onde foram escritos, por isso existe um Chilam Balam de vários locais. Entre os mais importantes estão: Maní, Tizimín, Chumayel, Kaua, Ixil, Tusik, Tekax, Nah, Yaxkukul.

Esses textos têm um importante conteúdo mítico e profético que é um tanto complicado, pois os maias relatavam as previsões futuras usando uma linguagem mítica e metafórica, o que dificultava sua compreensão.

Etimologia de Chilam Balam

Como na língua maya existem muitas palavras que têm a mesma grafia, mas não compartilham o mesmo significado, não há certeza exata sobre o que Chilam Balam significa; no entanto, eles ainda dão importância a esse título para os livros.

Chilam significa boca ou aquele que é boca, isto é, aquele que profetiza. Este título foi dado aos sacerdotes mayas que interpretavam livros antigos para extrair profecias deles e predizer eventos futuros, por isso, eram venerados como adivinhos ou profetas.

Enquanto Balam significa feiticeiro, mágico ou jaguar. Portanto, o Chilam Balam pode ser traduzido como: boca do feiticeiro, boca do jaguar, boca do Deus jaguar, feiticeiro sacerdote, sacerdote jaguar ou sacerdote do Deus jaguar.

Sacertdote do Deus Jaguar

No entanto, há outra versão que afirma que esses livros têm o nome de um sacerdote da cidade de Maní, chamado Balam, que tinha grande reputação como profeta, pois previu muitos acontecimentos. Portanto, o nome Chilam Balam generalizou-se na mitologia maya para fazer menção a todos os profetas, assim como aos livros escritos por eles, em homenagem a Chilam com o sobrenome Balam.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo WhatsApp. +55 (41) 99831-9294