Perguntas? +55 41 3029-5976 41 99831-9294

JORNADA ESPIRITUAL NEPAL – TIBET – BUTÃO 2021

NEPAL, KATHMANDU

O Início de nossa jornada começa por aqui, num dos lugares mais místicos e espiritualizados do mundo, nele passaremos momentos inesquecíveis visitando lugares e monastérios sagrados, conhecermos os artesãos de estátuas em bronze, a escola de pintura de thangkas, receberemos as bênçãos dos Rinpoches, massagens e consultas de medicina tibetana, nossos primeiros passos nestas terras ancestrais serão para cuidar mente, corpo e espírito.

A primeira hospedagem será dentro do monastério Shechen e apenas a 3 minutos da Stupa de Boudhanath. Conta com um maravilhoso jardim e um restaurante vegetariano onde desfrutaremos das deliciosas comidas típicas do Nepal e do Tibete.

A primeira visita que faremos será a Stupa Boudhanath, ele é o maior e mais sagrado templo budista tibetano do mundo fora do Tibete.

Rodeada por mais de 50 monastérios, lojas, restaurantes e cafés, foi  nomeada como Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco em 1.979.

Estaremos diariamente em convívio com os monges do monastério podendo, inclusive, participar pelas manhãs e às tardes, das práticas e rituais budistas no monastério.

 

 

NEPAL, UM PAIS MULTICULTURAL

Viajar para Nepal é ter a chance de estar muito perto da natureza e experimentar uma cultura única e bem preservada.

Foi no Nepal que surgiu o Budismo, mesmo que você não seja budista, presenciar a maneira como os nepaleses professam a sua fé é emocionante! Sem falar que os templos são um espetáculo para quem gosta de observar arquitetura.

Algumas das montanhas mais altas do mundo estão no Nepal. Se você ama observar esse tipo de paisagem, prepare-se porque você vai se apaixonar pelo país ainda dentro do avião e vai ser difícil ir embora. A montanha mais alta do mundo, o monte Everest está por lá.

 

 

TIBET, LHASA

Viajar as antigas terras do Dalai Lama em Lhasa no Tibet é estar no coração da espiritualidade tibetana. Sempre é um sonho visitar o Potala, lugar que foi a residência de 14 Dalai Lama.

Visitar os maravilhosos monastérios milenares onde grandes monges e lamas receberam a iluminação nos permitirá compreender sua profunda filosofia de vida, sua eterna busca espiritual e sua fé inquebrantável.

Entre os monastérios que visitaremos estão: Mindrolling Monastery e Samye Monastery (primeiro monastério estabelecido no Tibete por Guru Rinpoche), visitaremos também a montanha Hepori, (Lugar onde Guru Rinpoche subjugou as forças negativas para alcançar a iluminação.

 

                                           

 

O CAMINHO-GUIA DA FELICIDADE

Um de nossos objetivos é caminhar por lugares sagrados e visitar as cavernas onde o Guru Rinpoche praticou Hayagriva (sabedoria indiana) sabedoria conhecida também como Kalden Drendze (O excelente caminho do bem-estar espiritual e temporário referido como um “guia para a felicidade”. Conheceremos também as cavernas onde os discípulos do guru Rinpoche meditavam.

Estar em contato com um dos 4 lagos sagrados do Tibete é experimentar a paz profunda do lugar e entrar na meditação naturalmente.

 

OS CAMINHOS DE MILAREPA

Um dos maiores mestres do Tibet é Milarepa, conhecermos o monastério Tashillumpo que foi construído no local onde ele meditava, além de visitar a caverna do Milarepa. um lugar muito espiritual.

Conhecermos também a cidade Dingri e o campo base da montanha sagrada do Everest.

Altamente turística, a cidade promove atmosfera diferenciada de paz espiritual (para aqueles que possuem alguma crença), sendo o berço do budismo tibetano e casa do líder religioso Dalai Lama.

De acordo com a crença, há uma espécie de energia muito forte, que eles chamam de shugs ou ktsal, que se propaga em ondas e que pode ser transmitida a objetos.

Os monges tibetanos costumam realizar ritos onde transmitem esta energia a determinados objetos, transformando-os em uma espécie de amuleto sagrado.

O mais comum são as Kha-tags, popularmente conhecido como lenços de oferenda, que são pendurados pela cidade, dando o ar colorido à ela.

As Kha-tags podem ser brancas, vermelhas, azuis, verdes e amarelas, que são as 5 cores místicas.

BUTÃO

Se você quiser aprofundar ainda mais na cultura da região é importante continuar a Jornada pelo Butão, este país é conhecido como o Reino Desperto do Himalaia. “A Terra da Felicidade”. Um país com assistência médica gratuita e sem moradores de rua.

Nada melhor neste lugar que obter bênçãos no templo mais antigo de Kichu lhakhang, construído em 629 dC por um rei tibetano, Ali, você poderá abrir seu Ser e meditar dentro do templo para absorver seu antigo legado espiritual.

 

Rinpung Dzong e Thimphu

Visitarmos Rinpung Dzong, “a fortaleza do montão da jóia”  e Thimphu, uma cidade encantadora situada no coração do Himalaia, desde alí, você poderá testemunhar as 3 stupas do Himalaia: Bhutanês, nepalês e o tibetano.  Conhecermos o Takin, animal nacional do Butão e faremos oração com as monjas no mosteiro de Drubthob Goemba.

 

Ninho do Tigre (Taktsang) / O Rei Dragão de Butão

Visitaremos o sagrado Mosteiro de Chari colado no penhasco rochoso 300m acima do vale do rio. Esse monastério do século, 12 é o centro de retiro meditativo mais procurado pelos monges no reino. Acredita-se que a meditação em Chari acontece de maneira natural.

Conhecermos o lugar favorito dos locais de todas as idades para fazer mantras, prostrações, rezar e praticar sua devoção.

Caminharemos pelos bosques do Mosteiro de Taktsang, também conhecido como o Ninho do Tigre, o mais famoso, espiritual e cênico ícone de Bhutão. Mas antes de prosseguir para o mosteiro sagrado, oferecemos lâmpadas de manteiga para o bem-estar de todos os seres Senciêntes.

Chegaremos até a caverna onde Guru Rimpoche meditou no século 8. Ali, você poderá abri seu coração para permitir abraçar a energia divina circulando nesse espaço sagrado e levar esta divina experiência com você quando volte para casa. Uma chave do sol (corda sagrada) e khada será dada a você por um Lama ao finalizar a cerimônia.

Nesse local você pode tomar um banho de pedras quentes (opcional). As rochas do rio são aquecidas e mergulhadas em uma grande banheira de madeira com ervas. Esse tipo de banho é considerado como tendo propriedades medicinais de cura.

Quando coroado em 2008, o Rei Dragão fez uma promessa ousada: ele disse que, durante seu reinado, pretendia conversar com cada um dos mais de 600 mil cidadãos do Butão. Qualquer cidadão butanês é bem vindo no palácio real. Além disso, Wangchuck faz passeios em seu carro pelas ruas do país para que as pessoas o parem para conversar, fazer reivindicações, pedidos ou apenas tirar fotos.

Circumambular Memorial chorten / Tashichhoe Dzong / Norzin lam

Butão é a última cultura budista do Himalaia que sobreviveu a globalização.

A cultura Butanense continua vibrante, num ambiente histórico, prosperando no século 21, além de nos deleitar com a beleza e grandeza de sua paisagem natural, o ambiente permite a comunhão com o Divino através de meditação e contemplação. Você vai se redescobrir nesta paz e silencio interior.

Circumambular Memorial chorten (enorme stupa), é o lugar favorito para que os locais de toda as idades realizem suas mantras, prostrações, rezos e onde praticam sua devoção.

O Tashichhoe Dzong, é o edifício do secretariado principal, o escritório do rei e do trono, lá está também a casa do Estado e o corpo monástico.

Realizar um passeio a pé na cidade de Thimphu, no mercado de Hong Kong, Norzin lam é cultural.

Essa lugar é conhecido como a área de tráfego principal e onde se encontra o Wogzin lam, a Torre do Relógio.

 

 

 

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo WhatsApp. +55 (41) 99831-9294