Dentro da sabedoria dos MAYAS, os CENOTES são percebidos como oásis no meio da selva. Eles foram chamados de “fontes de paz e energia”, sendo lugares onde a magia emana como uma miragem dos confins mais profundos da terra na forma de água pura e cristalina.
São lugares com a qualidade de nos fazer crescer no interior as raízes profundas de nossos ancestrais, suas crenças e sua mitologia.
São sementes de cultura que agora é nossa vez de propagar, oralmente ou por escrito, só assim, a cultura maya prevalecerá por sempre.
Desfrutar de um banho purificador com a experiência mística em um cenote é uma das experiências mágicas que todo ser humano deve vivenciar.
Existem vários tipos de cenotes: a céu aberto, semiaberto e subterrâneo. A razão pela qual existem vários tipos é devido à idade do cenote.
Os cenotes ao ar livre são os mais maduros enquanto os subterrâneos são os mais novos porque mantêm a sua cúpula intacta. Por isso, com o passar dos anos e com a erosão contínua da rocha calcária, essas formações vão evoluindo e mudando sua aparência.
Nas nossas “Jornadas ao Mayab” vivemos a experiência inesquecível de mergulhar num cenote sagrado!
Conheça nossa próxima jornada, Imersão no coração Maya, 2.022: https://www.institutopistissophia.com.br/jornada_coracao…/