O Quetzal é o pássaro que inspirou aos Maias para ser o arquêtipo do Espírito pela sua beleza e pureza, representa também a libertação e fluidez da alma na sua máxima manifestação e esplendor.
O Quetzal é considerado o pássaro mais bonito do mundo. Uma vez que, é dono de uma plumagem verde-esmeralda com alguns reflexos dourados.
Além disso, eles possuem a plumagem no peito da cor vermelha e uma cauda longa que chega a ser duas vezes maior do que seu própriocorpo.
No período de reprodução, os machos aumentam o comprimento de suas caudas, podendo deixar o animal com cerca de um metro de comprimento, medindo o corpo mais a sua cauda.
O Quetzal macho possui um brilho metálico nas cores de suas penas, isso os diferencia das fêmeas que possuem as mesmas cores, exceto o brilho metálico. Outra diferença entre os machos e as fêmeas é a cor do bico, as fêmeas possuem bicos na coloração preta.
Além disso, as fêmeas não possuem caudas tão longas como as do Quetzal macho, básicamente, as fêmeas são mais discretas que o macho, mas também são aves muito lindas.
Os Mayas e Astecas o utilizavam como arquétipo de seus principais Deuses, Kukulkan e Quetzalcoatl respecticamente.
O térmo Quetzal em vários idiomas mesoamericanos significa, sagrado, fermoso ou brilhante. em Nahuatl, Quetzalli significa: Calda de penas brilhantes e em naga maya: Pena brilhante e preciosa.
No México antigo, os Tlatoanis (Gobernantes) e sacerdotes ornamentavam seus ‘Penachos’, estandartes e vestas com as penas de Quetzal, as consideravam símbolo de poder e riqueza, fertilidade, abundância e vida.
O habitat desta ave são as florestas nubladas, de acordo com SEMARNAT nos mapas existem 21 pequenas áreas que vão do sudeste do México à Panamá, passando por Guatemala, Honduras, O Salvador, Nicarágua e Costa Rica. Nesses locais, os Quetzais não voam mais de 30 quilômetros, pois são cada vez mais reduzidos pela caça, pelo tráfico ilegal e pela destruição de suas casas.
Existem locais específicos para sua preservação como a Reserva da Biosfera El Triunfo, no México, a Serra das Minas, Guatemala, Panamá e alguns locais em Costa Rica podem conter pelo menos 100 pares reprodutivos, embora no Panamá a abundância de pássaros seja três vezes maior do que no México.
A LENDA DO QUETZAL
A lenda maya relacionada à criação do universo, relata que Kukulkán, o deus criador, e Tepeu, o deus do céu, foram os encarregados de criar o mundo.
Quando começaram a dar vida aos pássaros, o quetzal nasceu dos golpes que os deuses dirigiram a uma árvore guayacán. Com o sopro divino, as folhas verde-azuladas do guayacán voaram e em seu voo adotaram sua forma majestosa que lembra uma serpente emplumada.
Kukulkán era adorado muito antes dos maias em Yucatán, e até mesmo da existência de Chichén Itzá no século VI.
Na mitologia Quiché, Kukulkan é conhecida como Gucumatz, quem aparece no livro sagrado Popol Vuh dos Quiches Maias.
Onde se diz que quando no mundo só existia um mar pacífico, os deuses Gucumatz e Tepeu, após várias tentativas malsucedidas, criaram a Terra e povoaram-na de humanos e animais. Porém, antes da criação, a sagrada dualidade Tepeu-Gucumatz, vivia enterrada em penas de quetzal.
Apenas o deus triplo chamado Uk’ux Kaj (Coração do Céu, Deus do Vento, Tempestades e Fogo) poderia despertá-los de seu sono divino com o propósito de induzi-los a realizar o ato supremo.
O QUETZAL EM CHICHÉN ITZÁ
O templo Kukulkán em Chichen Itzá foi construído pelos Mayas Itzaes no século 12 DC. No entanto, sua construção é baseada em escalas matemáticas tão perfeitas que na famosa escadaria durante os equinócios de primavera e outono, você pode ver a Serpente Emplumada descendo.
É assim que o impressionante Equinócio da Primavera é vivido nas pirâmides mayas
Por outro lado, se uma pessoa bate palmas na frente dos degraus, o som se espalha degraus acima e um som suave como a canção do Quetzal é produzido.
Outro livro importante da cosmovisão maia, o Chilam Balam de Chumayel, faz menção aos Quetzais que chegaram no passado:
O Itzá chegará em sua cidade (refere-se a Chichén Itzá), a plumagem chegará, quetzales chegarão, Kantenal chegará, Xekik chegará, Kukulcán chegará. E os Itzá virão atrás deles novamente …
CANTO DO QUETZAL
Linda #Quetzal cantando ❤🎶 De origem #nahuatl, seu nome está associado à palavra Quetzalli, que significa “bela pena brilhante” pic.twitter.com/PrFyr5FGaW
Fonte: – NeoMexicanismos (@Neomexicanismos) 25 de janeiro de 2019