Perguntas? +55 41 3029-5976 41 99831-9294

Uxmal ou Óoxmáal / óːʃmáːl / é uma antiga cidade maia do período clássico. Está situada no município de Santa Elena, estado de Yucatán, no México. Hoje é um dos sítios arqueológicos mais importantes da cultura maia, juntamente com Chichén Itzá e Tikal. Localiza-se na chamada Rota Puc e é a cidade mais representativa desse estilo arquitetônico.

PANORÂMICA DE UXMAL

Uxmal está localizada a 62 quilômetros ao sul de Mérida, a capital de Yucatán. Seus edifícios destacam-se pelo tamanho e decoração. Entre estes, assim como entre outras cidades da região, estão construídas estradas denominadas de sacbés, os caminhos brancos que uniam as diferentes cidades Mayas. Rotas que, segundo pesquisas, tem relação com as estrelas.

SACBÉS EM SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Os Sacbés tinham geralmente de 4 a 20 metros de largura e até 300 quilômetros de comprimento. Sua função era conectar praças com templos em cidades maias ou com outras comunidades entre eles. Alguns sacbes existem até hoje na península de Yucatán e em alguns lugares da Guatemala. Tem-se conhecimento de que o sacbé mais famoso é o que está em Chichén Itzá, o qual se conecta com os cenotes sagrados da Pirámide e “O Mirador”, sendo estes últimas utilizados até hoje pelos visitantes e turistas quando passeiam pelo lugar. No entanto, outros foram documentados e acredita-se que alguns tenham sido construídos em períodos anteriores, como o Pré-Clássico e o Maia Clássico (600 DC a 900 DC).

Sacbéc, o antigo sistema de Estradas Mayas que conectava pirâmides, cidades e extendia-se por toda a selva

HISTÓRIA

As referências mais antigas são aquelas coletadas no livro Chilam Balam de Chumayel (escrito em maia com caracteres latinos, onde a história dos maias é relatada). Com base nisso, e com as interpretações das inscrições nas argolas, ou anéis, do campo de futebol, estima-se que Uxmal foi fundada no século 7º d.C., durante a primeira ocupação, no chamado Período Clássico.

Os sacerdotes de Uxmal reverenciavam a Chac, os sacerdotes dos tempos antigos. E Hapai Can foi trazido em seu navio. Quando este chegou, as paredes de Uxmal foram manchadas de sangue.

Chilam Balam de Chumayel

A PIRÂMIDE DO ADIVINHO

Também chamada de Pirâmide do Anão ou O Grande Chilam, todas provenientes da lenda contada ao pesquisador americano John Lloyd Stephens quando este visitou Uxmal. A lenda conta a história de um anão que era filho de uma feiticeira, ou um mago, e que nasceu de um ovo. Esse personagem, tendo a intenção de se tornar o governador da cidade, apostou com o governador da época que era capaz de construir uma pirâmide em uma única noite. A pirâmide foi construída e o anão proclamou-se governador da cidade três vezes construída de Uxmal.

É o maior monumento da cidade de Uxmal. Tem 35 metros de altura e 53,5 metros de largura. É constituída por cinco estruturas diferenciadas e de épocas distintas, cada uma delas com o seu templo (as primeiras estão sepultadas pelas seguintes e são inacessíveis, tendo sido feita uma abertura para poder acessar as restantes). Fica sobre um pedestal ou banqueta que circunda a edificação. A construção começou no século 6º e o ​​último nível data do século 10º. Os hieróglifos existentes ajudaram a datar cada um dos períodos de construção.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo WhatsApp. +55 (41) 99831-9294