Xochiquétzal também conhecida como Ichpōchtli, é considerada na mitologia mexica como a deusa do amor, beleza, sexualidade, flores, padroeira dos jovens e do parto, portanto, atribuem-se poderes com respeito à fertilidade da natureza, devido a este motivo é que flores de calêndula são consagradas a ela.
Está presente em muitas culturas pré-hispânicas, embora com nomes diferentes. É assim que a mitologia asteca, por exemplo, a apresenta de maneira bastante especial, referindo-se a ela como uma “flor preciosa” intimamente ligada à lua, à fertilidade, aos prazeres amorosos, à sensualidade, ao artesanato e à proteção das donzelas.
A sua ligação com as flores é outra característica bastante relevante desta divindade feminina, tanto que fica evidenciada na sua representação física, razão pela qual nos referimos a uma deusa rodeada de estética e charme que consegue tornar-se de alguma forma protetora de. mulheres.
O vínculo com as flores é outra característica bastante relevante desta divindade feminina, tanto que se evidencia na sua representação física, razão pela qual nos referimos a uma deusa rodeada de estética e encanto que consegue tornar-se de alguma forma protetora das mulheres.