Esse lugar maravilhoso, encontra-se localizado na zona Maya de TULUM, perto do CANCUN, Quintana Roo, no MAR CARIBE.
Na antiguidade, a cidade recebeu o nome maya de Zamá (que significa em maia: nascer do sol) é o atual, Tulum (que significa em maya: muralha), nome que parece ter sido usado para se referir à cidade quando já estava em ruínas.
De acordo aos inúmeros registros em murais e outras obras encontradas nas edificações da cidade, considera-se que, Tulum foi um importante centro de culto ao chamado “Deus descendente”, a estrela da manhã, Venus.
Na cultura maya, foi dada muita importância ao planejamento desta cidade segundo a cosmologia, e é assim que, a construção da cidade de Tulum baseou-se no conceito dos “quatro rumos do universo” que remete aos pontos cardeais e que a sua vez surge do antigo padrão cósmico de quatro pontos.
A cidade, como um quadrilátero, representava um mundo ordenado e racional, feito para deuses e homens.
Em cada esquina ou entrada, foram instalados “Balames” protetores ou guardiões da cidade.
O Templo do Deus Descendente também recebeu muita atenção de especialistas e pesquisadores, relacionando-o a Vênus em seu aspecto matinal.
Tulum é o lugar mais emblemático da costa de Quintana Roo, devido à sua localização privilegiada e excelente conservação de dois edifícios e pinturas murais.